O calendário judaico

A religião, tradição e cultura judaica é baseada em ciclos. São 3 os ciclos principais:

  • Ciclo do calendário Judaico
  • Ciclo de vida
  • Ciclo da semana

A imagem acima mostra o ciclo do calendário judaico em relação ao calendário gregoriano.

O calendário se mantém há mais de 3 mil anos e precede o atual calendário gregoriano. O calendário judaico é uma composição de ciclos de lua e sol, ou seja um calendário lunissolar. A contagem dos meses é pela lua e os anos são ajustados pelo ciclo do sol, eis que existe uma variação entre 12-13 meses por ano.

A contagem de mês começa com lua nova. Há cálculos e regras bíblicas, mas a média geral do mês lunar é de 29 dias, sendo compensado a cada 2-3 anos por um mês a mais em torno do sol.

Os anos “Shaná Meuberet” são anos com 13 meses que ocorrem 7 vezes a cada 19 anos. O restante permanece com 12 meses.

É muita complexidade para a realidade de hoje. Por essa razão, os estudiosos criaram um calendário fixo e, com a tecnologia de hoje e o uso de artes e infográficos como a de cima, é possível cruzar e destacar os períodos com o calendário gregoriano.

O ano novo é Rosh Hashana e geralmente cai em Setembro. As festividades do ano novo começam de fato com Rosh Hashaná e se estende por 10 dias até Yom Kippur, onde selamos as almas no grande livro de vida. E a partir deste momento, seguimos com uma sequência de feriados e celebrações.

Cada celebração tem seu próprio desdobramento religioso e cultural e é celebrada com rezas e rituais que além de sagrados para os judeus, são muitas vezes momentos místicos e altamente emocionantes.

A emoção vivida comunitariamente ao longo dos mais de 3 mil anos é impenetrável na alma, mas muitas vezes confundida na sociedade civil por não ser compreendida, causando distanciamento por conta do desconhecimento e consequentemente preconceito.

O Branding Judaico tem por objetivo criar um diálogo com marcas que desejam ter uma aproximação de valor com a comunidade judaica.

Que tipo de valor? O valor de acolhimento não tem preço, é assimilado e absorvido com demonstração de respeito às diferenças.

Nosso conteúdo continuará em torno dos ciclos, sempre pequenas doses sobre grandes momentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *