COVID 19: 3 Ensinamentos de Mindfulness na visão CWIST
CWIST by cwist_7wjo8zsokq7p 16 de May de 2020

COVID 19: 3 Ensinamentos de Mindfulness na visão CWIST

A CWIST fez uma reflexão sobre o porque a história se repete, porém esperançosa  de que iremos apreender o que o isolamento social nos ensinar. Ensinar e aprender não são sinônimos.

Refletimos sobre apenas três dos ensinamentos provocados pelo isolamento social:

  1. O que todos sabiam se descortina: Inclusão social é a bola da vez. ¼  da população brasileira correu para a porta das agências da CAIXA em busca de R$ 600,00, que até chocou alguns porém não foi uma grande surpresa.
  2. A realidade do mundo digital mostra ainda mais sua eficácia. O Zoom teve uma explosão na NASDAQ, o Google Meet e o Microsoft Teams integraram seus clientes, o Webex da CISCO tornou-se disponível gratuitamente para ganhar mercado. As empresas do varejo correram para o e-commerce, as escolas para o EAD
  3. Investimento em prevenção reduz o custo da emergência. Desde o álcool em gel, as máscaras , EPI, respiradores, leitos de UTI, hospitais de campanha vem consumindo enormes verbas públicas em 3 meses e por valores incomparavelmente maiores do que se desembolsados ao longo de 3 anos  

Apenas três aprendizados que, além de salvar vidas permitiriam dizer que o isolamento social não foi em vão

  1. A solidariedade demonstrada pela sociedade civil diante do trabalho informal e do desemprego trouxe solução emergencial. No entanto ao transformar-se em Investimento Social Privado estará enfrentando de frente o problema da segurança alimentar e geração de renda.
  2. A internet é ferramenta de inclusão social. Se as classes menos favorecidas não tiverem acesso à internet não há como educar a distância como as escolas privadas estão fazendo, nem realizar pesquisas e trabalhos em grupo quando estaremos todos inseridos no novo normal, pós pandemia 
  3. A título de exemplo lembro que em maio de 2014 o sistema Cantareira chegou ao seu nível mais baixo desde 1930. No verão de 2019/2020 foi o excesso de chuvas que castigou São Paulo. Estou certo de que a SABESP aprendeu muito com as duas crises hídricas e que ao se repetir estiagens prolongadas ou inundações teremos reservatórios e piscinões entre outras soluções apta a atender a população. Que tal uma campanha sobre as recomendações da OMS, lavar as mãos com água e sabão, porém com torneira fechada ao ensaboá-las

Por fim, fica a mensagem de que políticas públicas são indispensáveis para prevenir a sociedade de dramas sociais e que o setor privado deverá incorporar a responsabilidade social na sua cultura empresarial. Migrar das Missões e Valores esculpidos em mármore para o exercício diário destes princípios.

Aliás, responsabilidade social está na essência da CWIST que estará sempre pronta a abrir mão de clientes ou não contratar serviços se não houver consciência de que um mundo melhor depende de líderes que busquem o equilíbrio entre os interesses dos Shareholders com o dos Stakeholders. Recebemos o Planeta de graça e preservá-lo é responsabilidade de seus habitantes.

Entende a CWIST que devemos viver segundo nossa cultura e quem assim o fizer estará fortalecido para desfrutar de um mundo mais solidário, tecnológico e atento aos problemas ambientais.

Wilson NIgri

Curador da CWIST

Debby Forman

Debby Forman

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas porta hendrerit lectus, vel sollicitudin diam lobortis vel. Nulla mi neque, laoreet ac ante in, finibus fermentum leo.

Related Posts