
GESTOR PÚBLICO: COMPROMISSO COM RESULTADOS
Uma das críticas mais severas sobre a administração pública é a falta de comprometimento dos seus gestores com os resultados. Eleitos para legislar sobre demandas da sociedade e executar programas de interesse público, o político eleito pelo escrutínio popular entram para a vida pública aplaudidos e, via de regra, saem vaiados.
Uma máquina pública perversa e sedutora provoca desvios de finalidade, seduz o homem público, artifícios orçamentários são criados, o legislativo se omite de decisões de interesse da sociedade e ações do executivo são judicializadas. As promessas de campanha não são cumpridas e, consequentemente, não se alcançam os resultados. O desenvolvimento da sociedade é, portanto, comprometido e a esperança, adiada para as próximas eleições.
É esta a razão que levou a sociedade civil a buscar alternativas no âmbito do setor privado, supostamente exemplo de eficiência operacional. Assim, organizações não governamentais, sem fins lucrativos, se proliferaram com o propósito de empurrar pautas públicas junto ao legislativo e fiscalizar as ações do executivo.
É aí que reside o engano. Muitas destas organizações apelam à consciência da sociedade para mobilizar recursos com propósitos e cumprir suas boas intenções. A boa fé das pessoas engajadas com causas legítimas com as quais se identificam, acabam contribuindo, porém seus gestores as desviam de seus fins. É muito comum nas avaliações das ONG’s críticas sobre o “burn rate”, viés na direção de interesses de seus incorporadores e favorecimento de terceiros, reelegendo-se gestores sem processos de avaliação de desempenho.
Seja a organização pública ou privada, o que importa é a eficiência no uso dos recursos e os resultados alcançados medidos, quantificados. Meio ambiente e inclusão social são importantes, porém o que faz a diferença no ESG é a governança, com métricas e responsabilidade socioambiental, pois “O que não é medido não pode ser gerenciado” William Edwards Deming ou “O que pode ser medido, pode ser melhorado”, Peter Drucker. Posso citar vários exemplos de ONG’s entregando resultados a seus doadores e outras tantas de resultados discutíveis e comportamento ético duvidosos, porém este artigo é direcionado ao COMPAZ, organização do setor público, cujo Secretário de Segurança Urbana de Recife, Murilo Cavalcanti, confirmado em seu cargo já na terceira legislatura vem entregando resultados com 4 equipamentos públicos em operação, o COMPAZ – Centro Comunitário da Paz, servindo moradores dos bairros vulneráveis com UPA’s 24h e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Os equipamentos são direcionados para a juventude, saúde e educação visando afastar as pessoas da convivência com as drogas e prepará-las para o futuro. Equipados com biblioteca, espaço de acesso à Justiça, com os serviços do Ministério Público, Defensoria Pública e Procon; salas para mediação de conflitos, apoio às famílias e capacitação profissional. Nos locais, funcionam ainda teatro, laboratório de informática, videoteca e audioteca, bem como salas de recreação e atividades lúdicas com acompanhamento de artistas e educadores.
Três novos projetos estão em elaboração, inspirados na bem sucedida experiência de Medellín, Colômbia, referência para o mundo e com seu escopo ampliado pelo COMPAZ, suprindo a necessidade de segurança alimentar dos seus frequentadores e geração de renda para os egressos do sistema prisional, além de membros da comunidade que se interessem em aprender um ofício. Treinados e assistidos no COMPAZ o modelo transforma seus frequentadores em trabalhadores e/ou empreendedores por iniciativas próprias ou em cooperativas preparando-os para o convívio social, ou integração produtiva.
Esta iniciativa, reconhecida e aplaudida pelo INSPER, instituição sem fins lucrativos de ensino superior e reconhecida como referência em Administração, Economia, Direito e Engenharia, os levou a criar uma cadeira de pós graduação denominada de URBANISMO SOCIAL, cuja primeira turma com 34 alunos se formou no último dia 25 de setembro..
Engajamento da academia é um passo importante na transformação da sociedade. Sua inspiração em um organismo do estado ou do setor privado conjugado com escuta ativa junto a sociedade é passo indispensável para disseminar princípios e conceitos que produzem transformação. A CWIST é movida a ESG | DEI, seleciona seus clientes e utiliza sua metodologia S.T.O.P. para que estes deixem o convívio com hábitos arraigados e aceitem a dinâmica da transformação a partir, no entanto, de sua própria essência.
*O urbanismo social – é uma estratégia de intervenção no tecido urbano que associa políticas públicas, planejamento urbano e design por meio de um processo de exercício cidadão e participativo desenvolvido em Medellín. Seu objetivo é regenerar espaços físicos e dinâmicas sociais da cidade ao promover melhorias na infraestrutura urbana, especialmente em áreas de alta vulnerabilidade social. Ana Leticia Salla é pesquisadora e Mestre pelo Mestrado Profissional em Políticas Públicas pelo Insper (2021).
Wilson Nigri
Curator
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